Propósito: qual a importância de ter um para o seu negócio?

Você sabe qual é o propósito da sua empresa? Assim como missão, valores e visão, sua empresa precisa ter também um propósito muito bem definido, tanto para os seus clientes quanto para os seus colaboradores.

O propósito do seu negócio precisa ser palpável, verdadeiro e tangível, para que decisões sejam tomadas e tarefas sejam executadas. Vamos entender um pouco mais a diferença entre missão, visão e valores para entendermos a necessidade de ter um propósito?

representação de um propósito de empresa

Enquanto a missão descreve o seu negócio, a visão indica onde a sua empresa quer chegar e os valores apontam a cultura do seu negócio, o propósito inspira e orienta na prática, em outras palavras, o propósito é a essência do seu negócio. Vamos ver um exemplo.

A ING é uma empresa de serviços financeiros que tem o propósito de empoderar pessoas para estarem um passo à frente na vida e nos negócios.  A Kellogg, uma gigante do ramo de alimentação, tem o propósito de nutrir famílias para que elas floresçam e prosperem.

Mais que um norte a ser claro e compartilhado por todos, o propósito da empresa é um motivo para acreditar no trabalho e no impacto dele em algum lugar, e também um motivo para se orgulhar por esse compromisso moral.  

E se a minha empresa não tiver um propósito? Uma empresa que nasce sem um propósito, ou que defina como sendo gerar lucro para os donos, é apenas mais uma entre tantas outras presente no mercado.

Propósito de empresa digital

Vamos fazer um exercício. Imagine a quantidade de empresas que fecham as portas todos os anos, você sente falta delas? Podemos até sentir falta de uma ou outra, mas por existir centenas de empresas parecidas, com serviços e produtos semelhantes e preço mais ou menos iguais, rapidamente mudamos nossa preferência, e aquela empresa que fechou cai no esquecimento. Agora, imaginem se a Apple ou o Google deixassem de existir hoje, você consegue imaginar o impacto que isso teria? Gigantesco, não é mesmo?

Empresas como essas podem até ter substitutos, mas o fato de significarem muito para as pessoas é o maior diferencial. Isso se torna a grande vantagem competitiva para que elas liderem o mercado. Mais do que consumir os serviços ou produtos dessas marcas, as pessoas querem fazer parte delas.

O sucesso do seu negócio está ligado à sua capacidade de entender o mercado com uma visão que diferencie do óbvio e do superficial. Uma gestão voltada para o seu propósito é o grande ponto de partida para você alcançar seus resultados.

Leia Também:

Compartilhe este conteúdo
Marketing Veterinário

Conheça o Clube do Marketing Veterinário

Um projeto de marketing veterinário da Agência Zero 1 que foi campeão do Programa de…

Leia mais >>

5 fatos sobre tráfego orgânico

Neste post você vai conferir tudo que precisa saber sobre tráfego orgânico e como esta…

Leia mais >>

Uma análise do filme Fome de poder

Você já ouviu falar sobre o filme Fome de Poder, que conta a história do…

Leia mais >>

Quantos passos sua empresa precisa dar para vender?

Deixa eu te fazer uma pergunta: como você ou sua empresa vende o seu negócio?…

Leia mais >>