Trabalho na área de marketing há mais de 15 anos e posso te falar que já sobrevivi a várias crises de mercado. No entanto, nesta que estamos passando, por conta da pandemia do COVID-19, algo me chamou a atenção.
É a primeira vez na história das crises que vejo uma recomendação, que está em quase todos os livros segmentados para empresas, acontecer de forma tão abrangente:
Aproveite a crise para investir em marketing
Penso que todo mundo deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez na vida, que os momentos de crise são também momentos de oportunidades, não é mesmo? E talvez por conta disso, os livros de marketing não poupavam páginas e páginas com argumentos para fazer com que o empresário não cortasse os seus investimentos em divulgação.
Mas, na prática, acontecia de outra maneira. O investimento de marketing era o primeiro a ser cortado. Às vezes, até mesmo antes do cafezinho. O setor de marketing era o primeiro a ser afetado, com cortes e até mesmo demissões. Vivenciar essa situação era normal, pois, as vendas não estavam diretamente relacionadas ao marketing.

No entanto, atualmente, tenho percebido um movimento diferente das empresas. Mas, qual será o motivo para esta mudança abrupta?
Com a internet as empresas passaram a ter um relacionamento cada vez mais próximo com o cliente, principalmente a partir da produção de conteúdos. E isto fez com que, fosse criado algo que vai além da simples divulgação da empresa.
O marketing digital da atualidade, além de contar com a divulgação de conteúdos, tem em sua base de dados um gerenciamento dos possíveis clientes que estão se relacionando com a empresa. Isso faz com que o abandono do marketing digital, signifique também, um abandono de clientes, tornando-se algo ainda mais indispensável em um momento de crise.
Leia também:
- WhatsApp Business e as vantagens para a sua empresa.
- Marketing Digital: benefícios em tempos de Coronavírus
- Saudade das atividades da sua empresa a todo vapor, né minha filha?
Escrito por Rodrigo Teixeira Vaz