Marketing Digital: benefícios em tempos de Coronavírus

Muitas empresas deixaram de investir no marketing durante a pandemia? Será que esse é o caminho certo?

Na história da publicidade, era comum os profissionais dizerem que o marketing era o segundo gasto a ser cortado em tempos de crise, depois do cafezinho. Isto, deixava claro o papel que o setor tinha para as empresas. Mas, será que este mudou durante a pandemia?

Eu vejo que sim. A partir das novas modalidades de marketing, principalmente aqueles que envolvem a produção de conteúdo e relacionamento, a dispensa do marketing acarretaria em uma espécie de abandono do público da empresa e isto sim, poderia gerar um impacto grave. Desta forma, pude reparar que várias empresas mantiveram o seu time de marketing ativo, mesmo durante a pandemia.

Homem trabalhando em um notbook e em um celular

Mas, em relação aos investimentos?  Tenho visto que boa parte das empresas, mesmo mantendo o seu time de marketing, reduziram os seus investimentos em marketing e é por isso que estou escrevendo esse texto. Não estou falando isso porque sou profissional de marketing e sim como observador de algumas oportunidades ímpares. Pensa comigo.

Para a publicação de anúncio nas redes sociais você entra em uma espécie de leilão. É isso mesmo, a sua campanha concorre com outras que possuem o mesmo público alvo, palavras-chave, em sua região de alcance. Aí que mora a oportunidade. Com menos anunciantes, o preço pelo clique em seu anúncio, por exemplo, cai e desta forma você paga menos pelo clique. Ou seja, você gasta menos em sua campanha atualmente do que antes da pandemia.

Outro fator relevante, é que as pessoas estão ficando mais em casa e buscando materiais de interesse na internet. Ou seja, talvez este seja um ótimo momento para você manter um relacionamento com elas. Só não esqueça de gerar um material rico e adequado ao seu modelo de negócio, para gerar realmente a atração do seu consumidor alvo.

Para finalizar, é importante deixar claro que reconheço que existem setores extremamente afetados. Estou escrevendo ele a partir da perspectivas de alguns negócios que não foram tão afetados e continuam, de alguma forma, mantendo uma atividade.

Leia também:

Autor: Rodrigo Teixeira Vaz

Compartilhe este conteúdo

5 fatos sobre tráfego orgânico

Neste post você vai conferir tudo que precisa saber sobre tráfego orgânico e como esta…

Leia mais >>

Uma análise do filme Fome de poder

Você já ouviu falar sobre o filme Fome de Poder, que conta a história do…

Leia mais >>

Quantos passos sua empresa precisa dar para vender?

Deixa eu te fazer uma pergunta: como você ou sua empresa vende o seu negócio?…

Leia mais >>

Facebook Ads: Impulsionar post ou criar anúncio? Entenda a diferença.

Devo criar um anúncio ou impulsionar um post no Facebook e Instagram? Essa é uma…

Leia mais >>