Gatilhos mentais: como utilizar nas redes sociais.

Neste artigo, vou falar um pouco de como você pode melhorar as publicações de sua empresa nas redes sociais, utilizando alguns gatilhos mentais. 

Gatilhos mentais para redes sociais

Gatilhos mentais, como o próprio nome diz, são estratégias utilizadas para levar o cérebro a uma determinada ação desejada. Neste caso, as empresas buscam realizar determinadas ações em busca de determinados comportamentos de seus consumidores. Vamos a alguns deles? 

Um gatilho muito utilizado em vídeos e apresentações é do story telling, ou simplesmente da história. Neste caso o objetivo é contar uma história com início, meio e fim, para que o expectador fique conectado, interessado em saber o desfecho da história. 

Ele pode ser utilizado de várias maneiras, mas geralmente o story telling, é utilizado para contar a experiência de alguém com o produto/serviço da empresa. E, se essa pessoa for um consumidor, que já adquiriu esse produto, temos aí um segundo gatilho, que é o da prova social. 

Story telling como um gatilho mental para redes sociais

Neste gatilho, as pessoas são influenciadas pela opinião de outra pessoa que já adquiriu e utilizou o produto/serviço da empresa. Agora, é importante que esse depoimento seja autêntico e demonstre veracidade para que tenha credibilidade perante os possíveis consumidores. 

Outra forma de fazer com que o consumidor adquira o produto/serviço é disponibilizar um bônus limitado a uma quantidade ou data específica para encerramento. Neste caso, o gatilho da escassez, vai despertar a vontade dos consumidores mais aquecidos em realizar a compra. É importante destacar que o gatilho da escassez pode ser utilizado sem necessariamente utilizar-se de descontos. A empresa pode oferecer uma assistência diferenciada, um curso, uma mentoria, por exemplo. Nem sempre o desconto é a melhor forma de se utilizar o gatilho da escassez. 

Mas, se você está querendo aumentar a reputação de sua empresa nas redes sociais, eu sugiro que você utilize o gatilho da autoridade. Neste gatilho, você deverá realizar entrevistas com autoridades no assunto, que envolve o seu produto/serviço e divulgar nas redes sociais. Mas, nesse caso, é muito importante que alguém da empresa também apareça na matéria. É justamente essa aparição, junto ao entrevistado que fará com que o gatilho da autoridade funcione. Ao ver o entrevistado com o dono da empresa, por exemplo, automaticamente a autoridade do entrevistado será associada a figura do entrevistador também. 

Essas são algumas dicas de como os gatilhos mentais podem te ajudar a melhorar o seu posicionamento nas redes sociais. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, que teremos o prazer em te responder. 

Leia também:

Escrito por Rodrigo Teixeira Vaz – Co-fundador da Agência Zero 1

Compartilhe este conteúdo

5 fatos sobre tráfego orgânico

Neste post você vai conferir tudo que precisa saber sobre tráfego orgânico e como esta…

Leia mais >>

Uma análise do filme Fome de poder

Você já ouviu falar sobre o filme Fome de Poder, que conta a história do…

Leia mais >>

Quantos passos sua empresa precisa dar para vender?

Deixa eu te fazer uma pergunta: como você ou sua empresa vende o seu negócio?…

Leia mais >>

Facebook Ads: Impulsionar post ou criar anúncio? Entenda a diferença.

Devo criar um anúncio ou impulsionar um post no Facebook e Instagram? Essa é uma…

Leia mais >>