Facebook Ads: Impulsionar post ou criar anúncio? Entenda a diferença.

Devo criar um anúncio ou impulsionar um post no Facebook e Instagram? Essa é uma das dúvidas mais frequentes para quem está começando a trabalhar com mídias sociais e quer aumentar suas métricas nas redes sociais. 

O Facebook Ads revolucionou o marketing digital e a forma de fazer anúncios, concorda? Porém, muitas pessoas ainda se confundem com as diversas possibilidades que a ferramenta nos proporciona. 

Uma coisa é certa, os dois formatos tem como objetivo potencializar campanhas e são considerados anúncios. Mas, apesar disso, elas são bem diferentes e é necessário analisar detalhadamente cada etapa para escolher a melhor estratégia. 

Quer entender quais são essas diferenças e como escolher a melhor estratégia para o seu anúncio no Facebook Ads? Confira!

O que são posts impulsionados?

O impulsionamento é um recurso simples e bem básico. Mesmo assim, ele garante um alcance maior para a sua postagem, se comparado aos posts orgânicos (não pagos).

O algorítimo do Facebook permite que apenas 5% da sua base visualize suas publicações de forma orgânica. Podemos dizer que um post impulsionado alcança mais pessoas, porém, isso acontece de uma forma simples e sem muitas configurações e segmentações.

Você vai conseguir atingir mais pessoas e aumentar o alcance da sua postagem, mas nem sempre vai chegar exatamente nas pessoas que você busca impactar.  

O lado positivo do impulsionamento é que o formato gera credibilidade tanto para a publicação, quanto para a própria página. Afinal, se meu amigo segue a página de uma empresa X é porque existe algo interessante ali. 

O post impulsionado é visualizado como destaque no feed de notícias. Isso faz com que essa postagem seja vista por mais pessoas. Mas, como estamos falando de uma ferramenta mais básica, não existe a possibilidade de segmentar as pessoas que verão a sua publicação impulsionada. 

Em um impulsionamento no Facebook você pode optar em direcionar por:

  • Local, idade, gênero e interesse;
  • Pessoas que curtiram sua página;
  • Pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
  • Públicos personalizados em uma campanha anterior.

Dessa forma, é necessário estar bem atento as estratégias elaboradas pela sua empresa, já que os resultados gerados com um post impulsionado são bem limitados. 

O que são anúncios do Facebook Ads?

Criar um anúncio através da ferramenta Gerenciador de Anúncios do Facebook, faz com que você tenha a possibilidade de trabalhar estratégias mais avançadas e melhores resultados.

Os anúncios criados através do Facebook Ads são mais completos do que o impulsionamento de posts e são mais recomendados para quem deseja personalizar e engajar mais. 

No Facebook Ads você trabalha com objetivos de campanha, isso aumentará as possibilidades de segmentação de público, o que faz com que você chegue nas pessoas certas e otimize os seus resultados.

Enquanto os impulsionamentos são feitos através de postagens no seu feed, os anúncios criados no gerenciador do Facebook Ads não aparecem na timeline como postagem. Ao criar o seu anúncio, ele aparecerá em outros espaços, por exemplo, a barra lateral.

Utilizar o Facebook Ads para criar anúncios faz com que você tenha uma série de vantagens, como:

1 – Teste A/B

Com os testes A/B você pode testar diversas características do seu anúncio como, por exemplo, os textos, imagens, público. Isso faz com que você encontre e entenda qual o melhor formato de anúncio para a sua empresa. 

2 – Posicionamento

Você tem diversas opções para posicionar o seu anúncio através do gerenciados: o lado do feed de Notícias do Facebook, nos anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles e no Audience Network.

3 – Objetivos

Permite que você escolha objetivos específicos como gerar visitas ao estabelecimento, conversões e geração de cadastros, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, entre outros.

4 – Controle criativo

É possível criar anúncios em carrossel, adicionar descrições específicas, incluir um botões de chamada para ação para incentivar mais pessoas a interagir, entre diversas outras opções.

5 – Direcionamento avançado

Através do gerenciador de anúncios do Facebook Ads você consegue criar públicos sobrepostos, públicos semelhantes, até mesmo usar o Pixel do Facebook pra criar um público baseado naquelas pessoas que acessaram uma página específica do seu site.

Agora sabemos que o impulsionamento é uma alternativa indicada para aqueles que pretendem aumentar o alcance de uma publicação específica de forma rápida e prática e que os anúncios criados no Gerenciador é uma opção incrível para quem quer trabalhar campanhas de maneira mais estratégica, alcançando um público altamente qualificado e, claro, gerando mais engajamento e conversão.

Espero ter ajudado você a entender melhor a diferença entre cada estratégia na criação de anúncio. Agora é mão na massa e colocar em prática tudo o que aprendeu com esse conteúdo. 

Compartilhe este conteúdo

5 fatos sobre tráfego orgânico

Neste post você vai conferir tudo que precisa saber sobre tráfego orgânico e como esta…

Leia mais >>

Uma análise do filme Fome de poder

Você já ouviu falar sobre o filme Fome de Poder, que conta a história do…

Leia mais >>

Quantos passos sua empresa precisa dar para vender?

Deixa eu te fazer uma pergunta: como você ou sua empresa vende o seu negócio?…

Leia mais >>

Boas práticas para se fazer um bom email marketing

Com o marketing digital crescendo cada vez mais, uma das principais atividades que você deve…

Leia mais >>