Engajamento nas mídias sociais: como trabalhar?

Um dos maiores fatores de ranqueamento dos algoritmos hoje em dia é o engajamento nas mídias sociais. Mas afinal, o que é e como trabalhar?

Engajamento nas mídias sociais

O engajamento funciona como um alerta para você entender se as suas estratégias de marketing estão funcionando bem. Ou seja, se você está perto ou longe de onde quer chegar com o seu negócio e se está no caminho certo. Através da interação do seu público com você, ficará mais claro se suas estratégias estão funcionando.

Isso é engajamento: curtidas, comentários, compartilhamentos, em todas as redes sociais, blogs, e-mails. Essa é a melhor forma de você entender o que seus clientes e prospects pensam de você e, se estão satisfeitos com a experiência que tiveram.

Em outras palavras, engajamento é uma ação voluntária e participativa a uma determinada atividade. Ou seja, quando uma pessoa se envolve com algo por vontade própria. Portanto, se você quer ver suas curtidas, comentários e compartilhamentos decolarem, leia esse artigo até o final e entenda como funciona cada rede social.

Porque o engajamento é tão importante?

Com o avanço das redes sociais, o termo engajamento ganhou muita força. Com isso, surgiu a necessidade das marcas se tornarem mais humanas, de modo a facilitar a interação do público com a sua empresa.

Não é segredo para ninguém que os consumidores de hoje em dia estão muito mais informados e exigentes. Sendo assim, sua marca precisa ter autoridade, credibilidade e uma boa reputação para que aí sim possa ser reconhecida, aceita e procurada.

Com usuários novos e ativos a cada dia nas redes sociais, consumindo novidades e interagindo a todo momento, não é tão difícil você encontrar novos consumidores para a sua marca. Basta encontrar uma maneira de se conectar a eles.

É nesse momento que muitas empresas cometem erros. O conteúdo oferecido e o engajamento proporcionado são medidas cruciais em todas as redes sociais, são a porta de entrada para você entrar no mundo dos seus clientes.

Vamos ver como funciona em cada uma das principais redes sociais como é que funciona?

Engajamento no Facebook

O Facebook é, há muito tempo, a maior rede social utilizada por nós, brasileiros. São mais de 100 milhões de usuários apenas em nosso país. A partir dessa informação, que não podemos ignorar, conseguimos entender o potencial de interação e prospecção com o seu público, concorda?

Uma forma de alcançar sua audiência e ser notado por ela no Facebook é elaborando uma estratégia consistente de conteúdo. Esse conteúdo ser produzido de diversas formas como imagens e claro, os vídeos, que são a grande aposta da plataforma no momento.

Com conteúdos bem elaborados e de relevância, você provavelmente vai conseguir alcançar um nível de engajamento satisfatório através das inúmeras formas de interação que a ferramenta disponibiliza.  

Engajamento no Facebook

Engajamento no Instagram

A rede social queridinha do brasileiro hoje é o Instagram, ocupando o segundo lugar no ranking de redes sociais em nosso país, com mais de 60 milhões de usuários no Brasil.

O Instagram é uma plataforma extremamente visual e consegue captar a atenção do público de uma forma leve e natural, gerando uma interação bem interessante com a marca.

Uma grande estratégia para essa ferramenta, é utilizar dos variados formatos de publicações como o boomerang e os stories, que são grandes fontes de interações. Usar hashtags, menções e links patrocinados também ajudam no desempenho e colaboram para engajar seus seguidores.

Assim como no Facebook, busque produzir conteúdos relevantes para interagir com seus seguidores e fidelizá-los a sua marca.

Engajamento no Instagram

Engajamento no Twitter

O Twitter traz uma forma diferente das outras ferramentas que vimos anteriormente. Por ser uma plataforma microblogging, consegue engajar com mensagens curtas e leves, podendo ser ou não acompanhadas de imagens, gifs ou vídeos.

Entre diversas formas de engajamento na ferramenta estão os retweets e as hashtags que podem chegar aos trending topics, que funciona como uma classificação de termos mais usados e comentados do momento. Dessa forma você pode aumentar o nível de visibilidade do seu negócio.

Engajamento no Twitter

Engajamento no LinkedIn

O LinkedIn é a rede social mais séria de todas. Com um aspecto mais profissional e empreendedor, funciona como um networking para profissionais de diversas áreas.

Os grupos do LinkedIn são ótimas oportunidades para a sua empresa engajar com o público, publicando não só no perfil da marca, mas também em grupos relevantes aos assuntos.

Outra abordagem vantajosa para o LinkedIn é a busca por profissionais e os anúncios de vagas de empregos. Dessa forma, não só clientes, mas principalmente profissionais podem interagir e engajar com o seu negócio.

Engajamento no LinkedIn

Engajamento no YouTube

O YouTube já é uma ferramenta bem conhecida e queridinha por muitos brasileiros. Mas para engajar nessa plataforma não basta apenas criar um canal e postar vídeos, ou então, analisar números de curtidas ou views.

Para ter um engajamento consistente no YouTube é necessário criar uma relação com o público, assim seu conteúdo pode ganhar destaque e crescer a audiência. Além de um conteúdo relevante, é muito importante focar em detalhes como o título, thumbnail e a descrição.

Outra forma de estimular a interação é estimulando o seu público durante o vídeo e dar a atenção necessária à sua audiência.

Engajamento no Youtube

Conclusão

Agora sabemos como funciona o engajamento nas mídias sociais, em breve, vamos trazer um conteúdo que ajudará você a criar um engajamento forte e consistente ao seu público.

Fique de olho em nossas publicações, não esqueça de seguir a @AgênciaZero1 nas redes sociais para ter acesso a vários outros assuntos.

Precisa de ajuda para melhorar o engajamento nas mídias sociais? Entre em contato conosco, vamos bater um papo.

Leia Também:

Compartilhe este conteúdo

5 fatos sobre tráfego orgânico

Neste post você vai conferir tudo que precisa saber sobre tráfego orgânico e como esta…

Leia mais >>

Uma análise do filme Fome de poder

Você já ouviu falar sobre o filme Fome de Poder, que conta a história do…

Leia mais >>

Quantos passos sua empresa precisa dar para vender?

Deixa eu te fazer uma pergunta: como você ou sua empresa vende o seu negócio?…

Leia mais >>

Facebook Ads: Impulsionar post ou criar anúncio? Entenda a diferença.

Devo criar um anúncio ou impulsionar um post no Facebook e Instagram? Essa é uma…

Leia mais >>